Entenda sobre a importância dos vidros de segurança na construção civil!

Se você faz parte do setor de construção civil, sabe que ao lidar com vidros é necessário atender algumas normas, como por exemplo, a ABNT NBR 7199 – Vidros de Construção Civil – Projeto, execução e aplicações.

 

Quando o assunto são os vidros de segurança, não só essa, mas algumas outras normas e cuidados precisam ser atendidos para que a fabricação dele e, consequentemente, seu uso nos mais diversos ambientes deste setor seja realizado da forma correta e dentro do que as normas técnicas exigem.

 

Para que você entenda mais sobre esses tipos de vidros e a relevância deles na construção civil, iremos abordar o conceito, importância e outros aspectos relacionados a eles. Continue a leitura!

Você sabe o que são os vidros de segurança?

 

Conforme define a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são vidros de segurança aqueles que […] cujo processo de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra.

 

Diante de tantos tipos de vidros disponíveis no mercado, apenas alguns são considerados vidros de segurança devido a um processo específico de fabricação que lhes garante uma fragmentação diferente caso sejam quebrados.

 

Os vidros temperados, laminados e aramados são considerados vidros de segurança e costumam ser muito utilizados na construção civil. Iremos falar sobre eles logo adiante.

Qual a importância dos vidros de segurança na construção civil?

O critério que torna os vidros de segurança essenciais para os projetos residenciais, comerciais e industriais está atrelado ao fato de proporcionarem mais segurança às pessoas que irão fazer uso desses ambientes.

Isso porque, devido ao processo de fabricação, o vidro laminado, por exemplo, que é composto por 2 laminados de vidros comuns ou temperados intercalados com uma ou mais películas de PVB, EVA ou Resina, em caso de quebras não irá de desprender, tornando-se assim seguro.

Conforme material publicado pela ABRAVIDRO, intitulado Aplicação do vidro de segurança na construção civil, […] o vidro temperado recebe tratamento térmico (aquecido e resfriado rapidamente), o que o torna mais resistente mecanicamente (até cinco vezes mais do que o vidro comum) a choques térmicos. Pode ser utilizado em instalações autoportantes, com ferragens, devido à resistência mecânica superior.

Tipos de vidros

Em empreendimentos nos quais circulam um grande volume de pessoas, como shoppings, guarda-corpos e demais estruturas feitas deste material contam com vidros laminados de segurança para garantir a proteção das pessoas em casos de quebra.

 

Nessa mesma linha, o vidro aramado, de acordo com um material publicado pela ABRAVIDRO, intitulado Aplicação do vidro de segurança na construção civil, […] é um vidro obtido por fundição e laminação contínuas, que possui uma malha de arame de aço dentro da sua massa.

 

Em caso de quebra, o vidro fica preso à tela metálica evitando a abertura do vão, reduzindo o risco de acidentes ou ferimentos. […] Ele pode ser utilizado em guarda-corpos, coberturas, marquises, claraboias, fachadas, portas, etc.

 

Por encontrarmos uma variedade de vidros de segurança no mercado, vale a pena analisar as demandas do projeto e buscar por uma solução que não só seja esteticamente agradável, como também garanta a segurança de quem for ter contato com o vidro.

Vidros duplos ou insulados

 

É constituído por duas ou mais laminas de vidro separadas por espaçador, que forma uma câmara interna preenchida com gás argônio.

 

Conforme é mencionado no material da ABRAVIDRO, […] o sistema de envidraçamento duplo pode ser composto por qualquer tipo de vidro (temperado, laminado, colorido, incolor, revestido ou de baixa emissividade). […] é possível combinar vidros de propriedade diferentes, destacando as qualidades de cada um, para obter, além de segurança, confortos térmico e acústico.

 

Nesse sentido, o vidro duplo pode ser utilizado amplamente na construção civil desde que exista uma análise eficaz do local onde ele será utilizado.

 

Por exemplo, se a intenção é fazer sua aplicação no telhado, é importante que a peça de vidro voltada para dentro seja de laminado ou aramado.

 

Um exemplo é citado no Manual Técnico do Vidro Plano para Edificações, da ABIVIDRO, onde é comentado que […] em coberturas compostas de vidro insulado, recomenda-se a utilização de vidro laminado na face interna, com temperado na face externa, mesmo que o risco de impacto venha do exterior. Assim, caso haja a queda de algum objeto sobre a cobertura, o vidro temperado quebra-se amortecendo o impacto, e o segundo vidro, laminado, garante o fechamento da cobertura.

 

A norma que trata sobre o uso do vidro insulado em edificações é a NBR 16015. É essencial que seja feita uma verificação do ambiente ou mesmo do imóvel no qual será utilizado esse tipo de vidro, pois, dependendo do que se deseja proteger mais, seja o lado interno ou externo, a sua composição deve ser combinada com outros tipos de vidros.

Vidros de segurança laminados

 

De acordo com um material publicado pela ABRAVIDRO, intitulado Aplicação do vidro de segurança na construção civil, o vidro de segurança laminado […] é composto de duas ou mais chapas fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias.

 

Entre os principais benefícios dele, podemos destacar:

 

– Filtragem de até 99,6% dos raios ultravioletas

– Protege as pessoas dos danos que poderiam ser causados pelo raio

– Reduz a entrada de ruídos externos, garantindo conforto acústico.

 

Quanto ao aspecto da segurança, foco deste conteúdo, o material mencionado acima pontua que […] em caso de quebra, seus cacos ficam presos à camada intermediária, evitando a abertura do vão, reduzindo o risco de acidentes e ferimentos e mantendo a área fechada e segura até que a substituição do vidro seja realizada.

 

Conforme descrito no Manual Técnico do Vidro Plano para Edificações, da ABIVIDRO, […] o vidro laminado pode ser considerado vidro de segurança desde que atenda aos requisitos da NBR 14697, na qual são apresentados os procedimentos de ensaio para os vidros laminados.

 

Ainda segundo o manual, […] o mais amplamente utilizado na construção civil é o laminado composto com uma camada de PVB (polivinil butiral) e dois vidros de float.

 

A camada de PVB garante ao vidro a redução da transmissão sonora e a redução da radiação ultravioleta em até 99%! É interessante lembrar que o vidro laminado pode também ser composto por filmes de EVA e resina.

 

Quando existir a necessidade de garantir ao vidro de segurança laminado uma maior resistência mecânica, é necessário que ele seja composto também do vidro temperado.

 

Importante: o uso de vidros laminados em guarda-corpos é uma exigência da NBR 7199, que estabelece as aplicações onde vidros de segurança são requeridos.

Vidros de segurança laminados temperados

 

No processo de fabricação o vidro temperado passa por um tratamento térmico – conhecido como processo de têmpera – onde ele é aquecido e resfriado rapidamente, o que garante a alta resistência mecânica.

 

A laminação de pelo menos dois vidros temperados resulta no chamado laminado de temperados, que acaba por aglutinar as qualidades de dois vidros de segurança.

 

De acordo com o Anuário de Tecnologia e Vidro, […] dessa união, o produto passa a ter: a resistência mecânica dos temperados, a possibilidade de fixação através de furos e recortes, inúmeras possibilidades de cores pela laminação com PVB, E.V.A ou resina coloridos, o desempenho acústico dos vidros laminados e a propriedade de quando danificado manter o vão indevassável até a substituição dos vidros.

 

Um ponto que precisa ser levantado não só quanto ao seu uso na construção civil como também em outros setores, é quanto aos furos e outras ações similares. Após o tratamento térmico furos e cortes não podem mais serem feitos. Por isso, o ideal é que eles sejam realizados antes do processo de têmpera.

 

No quesito segurança, em caso de quebra ele se estilhaça em pequenos fragmentos menos cortantes.

 

A versatilidade dos vidros permite que muito seja agregado em suas estruturas. O vidro laminado pode contar em sua composição com o vidro temperado, transferindo maior resistência mecânica para ele e permitindo que ele possa ser usado em autoportantes e estruturais, por exemplo.

 

Em outros casos ainda, pode ser necessário o vidro laminado contar com uma camada intermediária resistente ao fogo quando o vidro tiver a função de retardar a propagação do incêndio.

 

Para entender e aprofundar mais sobre requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, durabilidade e qualidade do vidro temperado você pode conferir o que é abordado na NBR 14698.

E então?

 

Você viu que falamos sobre o que é o vidro de segurança, sua importância e também mencionamos os vidros que se enquadram nesta categoria que são o laminado, temperado e insulado.

 

Como já falamos ao longo do conteúdo, ao adquirir vidros para a sua obra, é primordial que você escolha além da estética. Vidros precisam contribuir com a questão da segurança, já que a vida das pessoas pode correr risco se forem utilizados vidros comuns em locais inadequados.

 

Na NBR 7199 é mencionado que para instalações abaixo de 1,10m em relação ao piso devem obrigatoriamente utilizar vidros de segurança.

Nesse sentido, o ideal é seguir tudo que pontua a norma para evitar problemas no futuro.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, faça o download gratuito do nosso catálogo e confira os vidros de segurança que trabalhamos!