Adega climatizada: conheça os diferenciais dos vidros Rohden

adega-climatizada.jpg

A escolha do vidro ideal para adega climatizada deve ser realizada com cautela. É fundamental que ele seja resistente à temperatura e à umidade, de maneira a garantir a eficiência do sistema de refrigeração.

São muitos os detalhes que podem passar despercebidos! Pensando nisso, reunimos neste texto mais informações sobre este tipo de adega, os impactos do vidro na eficiência do equipamento e diferenciais Rohden!

Então, continue a leitura para conferir o conteúdo completo sobre o assunto! Vamos lá?

Qual é a importância de uma adega climatizada?

A adega climatizada é um equipamento utilizado para armazenar e conservar vinhos em condições ideais de temperatura e umidade. 

Logo, é projetada para manter a temperatura constante e controlada. Com isso, garante que os vinhos envelheçam de forma adequada. Ou seja, ela é diferente das adegas projetadas apenas para exibição ou exposição dessas bebidas. 

As adegas climatizadas possuem sistemas de refrigeração e isolamento térmico para manter as perfeitas condições de armazenamento de vinhos. Isso ajuda na preservação das características originais, garantindo um consumo seguro e prazeroso.

Existem diversos modelos de adegas climatizadas disponíveis no mercado, com capacidades e funcionalidades variadas. Alguns modelos são compactos e podem ser instalados em ambientes domésticos. Enquanto outros são maiores e mais apropriados para uso em estabelecimentos comerciais.

A temperatura ideal para armazenar vinhos, segundo uma matéria do G1, varia entre 13°C e 14°C constantes, dependendo do tipo de vinho. 

Destaca-se que as mudanças bruscas de temperatura podem prejudicar a qualidade da bebida, acelerar o envelhecimento e comprometer as características sensoriais.

Já para servir o vinho, a temperatura indicada é:

  • Tinto Leve e o Tinto de Médio Corpo: em temperatura de Adega, de 13°C a 16°C;
  • Tinto Encorpado e o Fortificado: em temperatura fresca, de 16 a 20 ºC;
  • Brancos Encorpado, Brando Aromático e Rosé: em temperatura fria, de  7°C a 13°C;
  • Espumantes e Branco Leve: em temperatura gelada, de 3°C a 7°C.

Além disso, a umidade adequada evita o ressecamento das rolhas. Assim, será possível evitar a entrada de ar nas garrafas, o que compromete a integridade do vinho.

Portanto, uma adega climatizada é fundamental para quem aprecia ou comercializa vinhos de qualidade.

De qualquer forma, esse é um equipamento que pode (e deve) ser customizado conforme as necessidades de cada cliente/negócio. Assim, será possível adquirir uma adega coerente com os gostos e objetivos particulares.

Qual é o papel do vidro na eficiência da adega climatizada?

vidro-adega-climatizada.jpg

Como vimos, as adegas climatizadas asseguram a permanência das garrafas em um ambiente controlado. De preferência, é claro, sem incidência de luz solar, variações de temperatura ou trepidações físicas.

Dessa forma, o vidro possui um papel muito importante no desempenho do equipamento.  Afinal, esse componente garante:

  • Isolamento e controle térmico: vidros com propriedades isolantes ajudam a manter a temperatura interna da adega estável. Com a eliminação de variações bruscas será possível promover maior eficiência energética do sistema de climatização. Reduzindo, até mesmo, o consumo de energia;
  • Proteção contra a luz: a exposição à luz pode danificar o vinho, alterando sabor, cor e aroma. Os vidros tecnológicos ajudam a proteger as garrafas de vinho contra esses efeitos nocivos, preservando a qualidade ao longo do tempo;
  • Estética e visibilidade: vidros transparentes ou com acabamentos especiais podem colaborar para a estética da adega. O ideal é assegurar uma visualização mais clara das garrafas para facilitar a organização do espaço. Isso não apenas melhora a experiência do usuário, mas também ajuda na identificação e seleção dos vinhos armazenados.

De qualquer forma, existem diferentes tipos de vidros que podem ser utilizados em adegas climatizadas. Cada um, é claro, com as próprias características e benefícios. Contudo, o vidro para adega pode ser montado de acordo com a solicitação, necessidade e personalização de cada cliente.

Leia também: Quando usar vidro temperado e vidro laminado?

Conheça os diferenciais dos vidros Rohden

vidros-rohden-adega.jpg

O projeto de adega climatizada, feito pela Rohden, poderá ser personalizado conforme as necessidades do cliente/negócio. 

Para empresas, inclusive, é possível aplicar a marca desejada, com o intuito de fortalecê-la perante ao mercado. De todo modo, fazem parte de uma linha premium, com flexibilidade de cores.

Aqui, utilizamos os vidros insulados! Segundo a NBR 16015:2021 da ABNT, o insulado é formado por duas placas de vidro plano. Elas são separadas por espaçador, com bordas hermeticamente seladas, em todo o perímetro. 

Por ser completamente vedado, é capaz de formar uma câmara estanque e desidratada no interior do vidro.

Portanto, promove maior controle de perda térmica e reduz o consumo de energia. Garantindo a preservação da qualidade dos vinhos armazenados.

O tipo de vidro utilizado na fabricação do insulado dependerá da solicitação do cliente e das exigências de cada projeto. Contudo, o preenchimento dele é realizado com gás argônio, que garante melhor performance e redução da perda de calor por convecção e condução.

Já o Low-E é a técnica que costuma ser aplicada na composição dos vidros para a adega. Ele proporciona maior qualidade, performance e melhor custo-benefício.

Os vidros Low-E contam com uma camada fina de óxidos metálicos em uma das faces, responsável por barrar a transmissão térmica. O que aumenta a conservação do vinho e das características. Assista o vídeo e saiba mais!

Alguns dos diferenciais dos vidros Rohden:

  • Alto desempenho térmico;
  • Propriedades de atenuação acústica;
  • Melhor performance térmica do pacote de vidro com utilização de espaçador em PVC;
  • Espessuras dos pacotes e dimensões conforme projeto do cliente;
  • Pacotes Duplos e Triplos;
  • Vidros Serigrafados, Laminados e Aquecidos.

Descubra mais dos vidros Rohden para adega climatizada!

Como vimos, o desempenho e qualidade dos vidros são fundamentais para a eficiência da adega climatizada e, consequentemente, a conservação dos vinhos. 

Por isso, a Rohden se preocupa em oferecer o que há de mais moderno e tecnológico através de um rigoroso processo de produção.

Para conhecer mais detalhes de nossas soluções clique aqui! Inspire-se e monte agora mesmo o projeto de adega climatizada!

GOSTOU? COMPARTILHE!