Você sabe como são realizados os ensaios de classificação de segurança dos vidros?

Entender como funcionam os ensaios de classificação de segurança dos vidros e quais requisitos os materiais adquiridos por sua empresa devem atender é indispensável para quem atua com produtos ou serviços que envolvem a aplicação de vidros. 

Desde a construção civil até a linha branca e moveleira, os vidros de segurança utilizados precisam seguir um ensaio rigoroso para garantir mais qualidade e resistência ao material. 

Por isso, apresentamos a seguir o que são os ensaios de classificação de segurança e como eles são realizados em vidros laminados e temperados. Continue a leitura e confira!

O que são os ensaios de classificação de segurança?

Os ensaios de classificação de segurança dos vidros são testes que devem ser realizados em laboratório pelo fabricante para garantir a produção de um material seguro e que respeite requisitos mínimos de qualidade. 

Esta bateria de ensaios segue as recomendações da NBR 14698 e da Portaria 327. A NBR 14698 apresenta os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir questões como segurança, durabilidade e qualidade do vidro temperado plano em suas diversas aplicações.

Já a Portaria 327 estabelece os critérios do programa de avaliação da conformidade do vidro temperado plano, com foco na segurança, através do mecanismo de certificação voluntária, atendendo aos requisitos especificados na norma NBR 14698.

Seguindo os requisitos desta norma e da Portaria, a bateria de ensaios dos vidros detalha aspectos como o tamanho, espessura e quantidade de amostras. Além do teste de impacto de segurança, os técnicos do laboratório devem realizar mais 4 testes, conforme a Abravidro: dimensional, choque mecânico, choque térmico e fragmentação. 

Entenda como é realizado o teste de classificação de segurança

Primeiramente, é necessário entender o que classifica os laminados e temperados como vidros de segurança. 

Conforme a NBR NM 293, que define a terminologia de vidros planos, os vidros de segurança são aqueles “cujo processo de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra”. 

Além disso, os laminados e temperados ainda precisam atender à um ensaio extra, que testa a resistência ao impacto. Assim, eles serão classificados com níveis de segurança 1, 2 ou 3, sendo o nível 1 o mais resistente.

Já para realizar o teste é preciso contar com:

  • Peça do vidro a ser testado, com 876 mm de comprimento e 1.938 mm de altura
  • Um sistema de fixação para manter a peça fixa e com a face voltada para o impacto, além de ter tiras de borracha em seus pontos de contato com o vidro
  • Um pêndulo de 50 kg, formado por pneus e chumbo e sustentado por um cabo de aço
  • Sistema de sustentação com um cabo de aço de 5 mm de diâmetro. 

O pêndulo de 50 kg é utilizado como fonte de impacto, sendo lançado contra o vidro fixado verticalmente em um suporte. O cabo de aço que sustenta o pêndulo permite o lançamento em três níveis diferentes de altura: 0,20; 0,45; e 1,20 m. 

O nível de segurança do vidro será definido conforme a altura utilizada para o impacto. Com a quebra do vidro a partir do impacto que utiliza altura de 0,20 m do pêndulo, o material tem uma classe 3 de segurança. 

A altura de 0,45 m representa a classe 2, e por fim, o pêndulo à uma altura de 1,20 m representa a classe mais resistente. 

Critérios para aprovação dos vidros temperados e laminados

Após o ensaio de classificação de segurança, os vidros testados devem atender a alguns requisitos para serem aprovados. Entre o vidro temperado e o laminado existem algumas diferenças para a aprovação, como você verá a seguir. 

O primeiro requisito dos vidros temperados é ter mais resistência, reduzindo o índice de quebras. Entretanto, se o vidro quebrar, seus dez maiores fragmentos devem ser recolhidos e pesados após 3 a 5 minutos do impacto. Estes fragmentos não podem exceder a massa equivalente a 6.500 mm² do vidro original.

A prioridade do vidro laminado também é não quebrar, mas se ocorrer a quebra durante o teste, seus cortes e orifícios não devem permitir a passagem livre de uma esfera de aço de 76 mm de diâmetro ou quando uma força de 25 N for aplicada a partir desta esfera. 

Ainda, os fragmentos desprendidos do vidro laminado precisam ser pesados em até 3 minutos depois do impacto, não podendo exceder a massa equivalente à 10 mil mm² do vidro testado. 

O último requisito do laminado é seu maior fragmento gerado com o impacto ter uma massa inferior à equivalente de uma área de 4.400 mm² do vidro original.

E então?

Você viu neste conteúdo o que são os ensaios para classificação de segurança dos vidros laminados e temperados. Além disso, apresentamos o que define um vidro de segurança, o que é preciso para realizar o teste, e ainda, quais são os critérios para que os vidros sejam aprovados no ensaio. 

Nesse sentido, destacamos que contar com um fornecedor certificado e que atenda aos requisitos das normas técnicas da produção de vidros é fundamental para garantir mais segurança em suas aplicações. 

A Rohden Vidros conta com o Certificado de Conformidade do Inmetro e do Instituto Falcão Bauer da Qualidade pela NBR 14698 de vidros temperados.

Se você deseja entender mais sobre a qualidade dos vidros e como é possível proporcionar mais resistência a este material, leia nosso artigo sobre o processo de têmpera!

GOSTOU? COMPARTILHE!